BRANCOPESCA BLOGUE

Boas,desde já a todos,este será um blogue dedicado,a todos os amantes da pesca,do mar e de tudo o que ele têm,para nos oferecer em particular o bons momentos,que de uma forma ou outra todos nós, amantes deste hooby,ja passámos,passamos, e se Deus quiser passaremos,fazer uma partilha dos mesmos,de nós para todos voçês,e de voçês para nós,partilhar experiênçias,conheçimentos,truques gerais e tradiçionais,e açima de tudo,desfrutar de uns bons momentos,cumps e um abraço para todos.

quinta-feira, 12 de abril de 2012

Caranguejo mole Parte1(machos e fêmeas nos dois estados para pescar,moles e de descascar)

Boas pessoal como prometido,vou então postar aqui este tópico que será então dedicado ao caranguejo mole ,o mesmo será composto por três parte distintas:

Parte1-machos e fêmeas nos dois estados para pescar,moles e de descascar.
Parte2-fêmeas de caranguejo os dois estados acasalamento e reprodução.
Parte3-caranguejo formas de iscar.


Como todos nós sabemos ou pelo menos uma boa parte o caranguejo,faz parte da dieta  alimentar de todos os peixes da nossa costa,quantos de nós não trouxemos já robalos,douradas,sargos corvinas e outros que depois de os arranjarmos,verificamos que no seu interior estão cheios de caranguejo,e na maior parte das vezes daqueles rijos como tudo?
Bem aqui no rio quer de verão quer de inverno,os robalos que tenho apanhado,vêem sempre carregados de caranguejo,chegam a vir com mais de uma dúzia deles.
A minha pesca com este isco começou a cerca de vinte anos atrás,numa fase em que ninguém pescava com este isco,mas as minhas capturas eram outras este fantástico isco tinha como objectivo um único peixe,as enguias,são completamente malucas por ele,esta pesca era feita unica e simplesmente,no verão pois de inverno,aqui no rio é practicamente impossivel se apanhar este isco,apanhei centenas de kg delas,de verão meses quentes e escaldantes em que ninguem diz que haja enguias,sabem porquê?....porque a partir de abril/maio elas só comem disto.

Nesta foto desta enguia aqueles altos que conseguem ver na zona da barriga,são nada mais nada menos que 14 caranguejos rijos como tudo,que ela tinha no seu interior,este exemplar pesou 1,980kg(já houve quem visse a foto e disse-se que tinha mais de 4kg,enfim pescadores e caçadores......).
Durante este inverno,em que graças a Deus,fiz muitas e boas capturas,e mesmo até fora deste contexto,em que noutras situações aconteçia o mesmo,houve quem perguntasse se os peixes vêem cheios de caranguejo e duro,porque não se isca com caranguejo rijo?
É simples eu explico porquê;o caranguejo quando está rijo está com todas as sua capaçidades fisicas,eu ja apanhei esporadicamente um peixe ou outro com ele rijo,mas aqui dentro do rio com um fundo cheio de detritos,ostral,pedras limos e outros afins,se pegarem num caranguejo e o largarem aqui a beira rio qual a primeira coisa que ele faz e rapidamente?.....encostasse a uma pedra ou algo pareçido e escondesse,as capturas que fiz com eles rijos foi em dias de muito peixe e num máximo até um minuto após o lançamento.pois acredito que passado mais ou menos esse tempo escondesse,os pescadores de praia mesmo lá fora fazem grandes capturas com caranguejos e rijos pois é nas zonas de areia onde não têem sitio para se esconder e o maior pormenor,a ultima pata traseira que é a que lhes permite enterrarem-se na areia escavando,é arrancada para que não se possam esconder.
O que acontesse quando iscamos com ele mole ou de descascar é que eles devido,a estarem neste estado "débil"não se conseguem defender ou esconder sendo por isso as probabilidades bastante elevadas de efectuarmos boas captura e principalmente com as fêmeas que deitam um odor muito atractivo derivado a estarem cheias de ovas pois estas quando estão moles ou antes disso,de descascar estão ovadas de certeza isto depois voçes vão entender no capitulo 2 porque é que acontece.Se for a bóia ou num método de pesca em que o caranguejo não toque no fundo para se esconder vão ver se com eles rijos os peixes não saem tambem.
Agora vamos então ver aqui umas fotos e algumas descrições destes magnificos crustácios:
Nesta foto vemos uma fêmea molinha acabada de descascar,a zona da barriga logo após a muda fica prácticamente branquinha e muito brilhante,este branco juntamente com o odor das ovas torna se um isco de eleição.

Nestas duas fotos seguintes uma fêmea que está prestes a largar a casca actual,para crescimento,a casca ganha um tom laranja/castanho e é a fase em que irá acasalar,quando estão neste estado,ja a mais de uma semana que se encontram juntas e protegidas pelo seu parçeiro,na segunda foto podemos ver a linha caracteristica delas antes de descascar,que  ja mostra a parte superior a querer se separar do resto do corpo(carapaça)



Na foto seguinte podemos ver um macho acabado de fazer a muda a diferença entre os sexos vê se por aquele triângulo na zona do ventre em que nos machos é um triangulo subcomprido e em bico enquanto que nas fêmeas é muito mais curto e as laterais do triângulo são ovais.Tal como as fêmeas os machos tambem ficam com esta zona muito branca e brilhante só perdem mesmo no odor das ovas(o que para mim é toda a diferença)



Aqui podemos ver um macho um pouco antes da muda tal como a fêmea já é notória a linha que começa a separar as duas partes da carapaça,a cor deles ao contrário das fêmeas antes da muda fica num tom amarelo/canário o que torna muito difiçil distinguir no meio de todos os outros caranguejos,só com muita práctica é que se consegue saber quais os de descascar,pois estão a andar misturados com o resto e sem qualquer sinal fisico que isso irá acontecer,ou então estarem no estado de "batata frita",como diz a minha cara  metade que é quando a gente lhes toca a casca estála imediatamente.


Nesta vemos outro macho já com a casca a levantar para se separar do resto da carapaça velha.


Aqui levantei um pouco da "velha armadura"para conseguirem ver o novo corpo que está lá dentro quando acaba mesmo de sair o seu estado nem se pode chamar de mole,o estado é completamente gelatinoso,qualquer pressão por mais pequena esmaga se logo.
Espero que gostem,e que possam tirar daqui algum partido para ajudar a melhorar as vossas pescarias,o segundo capitúlo para mim será o melhor pois irá mostrar uma boa parte da vida destes magnificos animais e a sua reprodução,um abraço a todos e continuem a insistir pois eles andam ai.

14 comentários:

  1. De nada amigo de certeza que vais gostar mais da parte seguinte um abraço.

    ResponderEliminar
  2. Excelente post e uma verdadeira aula.
    Eu noutros tempos pescava com carangueijo rijo mas ao fundo. apartir de Outubro com os mares fortes os carangueijos eram abertos e iscados. fazia umas pescas de Sargos. outros tempos ha mais de 20 anos.
    Obrigado p0ela lição

    ResponderEliminar
  3. Muito obrigado Rubem estamos aqui é para partilhar e se tiver dentro do meu conhecimento,tou aqui para o que for preciso um grande abraço amigo.

    ResponderEliminar
  4. Excelente artigo... bastante esclarecedor... e obrigado pela partilha...
    Pena ser um isco um pouco difícil de apanhar para quem pouco percebe e para comprar nem sempre há...Nunca experimentaste iscar com os duros, cortados ao meio e iscados pelos buracos das patas?

    Um abraço

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Boas grande bruno,por acaso ainda não,mas tenho muita malta conhecida que o faz e até com bastante sucesso,por exemplo na cova,com os moles é mais complicado de ferrar os sargos do que com os rijos,grande abraço.

      Eliminar
  5. Excelente amigo,

    Aonde posso apanhar caranguejos desses na Margen Sul?
    cmps

    Abilio

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Boas amigo em toda a extensão aqui do interior do rio desde que haja umas pedras é só procurar,grande abraço.

      Eliminar
  6. Excelente, amigo!
    Aonde se podem apanhar caranguejos desses, e em que altura do ano?
    cmps

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Boas amigo aqui no rio só consigo durante os meses quentes,de inverno só mesmo de aveiro grande abraço.

      Eliminar
  7. Boas,

    Na pesca com caranguejo, à boia usam caranguejo inteiro, ou uma parte?
    Que nº de anzol?
    cmps

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Boas eu por norma só uso caranguejo pequeno prefiro um pequeno inteiro do que um grande cortado,o anzól,por norma ou nº 1 ou 2 grande abraço.

      Eliminar
  8. Boas,

    Hoje fui apanhar caranguejos para ir aos sargos!
    Não conheço a espécie, são castanhos claro! Os que conheço melhor são os pretos que andam " agarrados" ás pedras dos pontões!
    Para a semana vou usá-los à boia, pois no fds os pontões estão cheios de malta!

    cmps

    ResponderEliminar
  9. Parabéns pelo blog, pelas dicas e pelo incentivo a umas boas pescarias.
    Como é suposto isto ser um espaço de partilha, posso acrescentar mais alguma coisinha.
    Para quem tiver acesso a uma zona de vazante, colocando telhas de canudo, por exempo, entre marés, poderá recolhê-los diáriamente.
    Faremos a escolha dos que estiverem em fase de mudança com o metodo indicado, procurando o espaço castanho entre a tampa e o corpo ou partindo e retirando a última secção da pata a ver se já se encontra por dentro a nova casca em formação.
    Guardam-se com limos na parte de baixo do frigoríco. As temperaturas baixas mantém-nos vivos e retardam o processo da muda. Uns dias antes de se ir pescar, escolhem-se uns quantos e deixam-se dentro de um alguidar com limos e água do rio à temperatutra ambiente para acelerar o processo.
    Depois, é ir-se a eles.

    Leonel Silva

    ResponderEliminar