BRANCOPESCA BLOGUE

Boas,desde já a todos,este será um blogue dedicado,a todos os amantes da pesca,do mar e de tudo o que ele têm,para nos oferecer em particular o bons momentos,que de uma forma ou outra todos nós, amantes deste hooby,ja passámos,passamos, e se Deus quiser passaremos,fazer uma partilha dos mesmos,de nós para todos voçês,e de voçês para nós,partilhar experiênçias,conheçimentos,truques gerais e tradiçionais,e açima de tudo,desfrutar de uns bons momentos,cumps e um abraço para todos.

terça-feira, 1 de maio de 2012

Camarinha!!! uma isca extraordinária.....

Boas pessoal hoje venho vos falar de um isco que realmente é qualquer coisa de muito a sério a camarinha.
Sendo uma isca que já conheço a imensos anos e que já tinha usado e bastante,estava um pouco esquecido dela,ainda no tempo em que estudava,um amigo meu tinha o avô que era segurança em santos(cais de santos em lisboa)fiz lá capturas de robalos ao fundo que me irão ficar na memória para a vida.



Ainda era eu pequeno e o meu pai pescava,ele era um verdadeiro viçiado também,haviam ainda aqui no seixal os três pilares a entrada,da baía lembro me bem ele chegava a apanhar dezenas de cachotes,e em muitas vezes chegou a ultrapassar a centena de exemplares com este isco,ainda fiz grandes pescas de sargos na cova do vapor com camarinha sensivelmente por esta altura,mas como tudo na vida as vezes aparecem coisas novas que nos levam ao esquecimento,de valores mais antigos.
Como de a longos anos para cá tenho pescado aqui no rio basicamente sempre com caranguejo de abril até a outubro,que para mim continua a ser a isca n1(derivado a imensa variedade de espécies a que este isco tem capacidade de se dirigir principalmente as douradas que para mim é pesca de eleição durante o verão)já a bastante tempo que não usava este isco aqui no rio eu e toda a gente diga se de passagem,este ano que passou como sabem adquiri o meu "amigo branco" e como de costume durante toda a época de verão a isca foi sempre a mesma os meus preciosos caranguejos,que proporcionam quase sempre muitos bons momentos de pesca,tinha ficado combinado que em meados de setembro outubro iria tirar o barco da agua pois durante o inverno a única coisa que dá aqui no rio é robalos mas como de a alguns anos para cá os bichos tem desaparecido não era uma pesca a que eu tivesse a pensar me dedicar,dias inteiros ao frio e a chuva para apanhar 2 ou 3 peixes e ainda por cima aqui no rio bons exemplare saiam muito raramente.
Já em outubro ainda havia uns caranguejos andava eu uma noite com o jorge a apanhar material quando numa pequena poça que aqui fica vejo uma molhada de camarinha la dentro e digo ao jorge:
-Miúdo,aqui a uns anos com isto robalos era quantos um gajo quisesse........
-Então porque não levamos para exprimentar?disse ele.
-Porque para já precisava mos de um camaroeiro para as apanhar e depois os robalos já estão de resto.



No dia seguinte quando ele chega ao pé de mim isto numa sexta feira,para ver se apanhávamos mais uns caranguejos para ir no sábado a pesca eis que sai do carro com um camaroeiro em punho......
-Olha o que encontrei na dechatlon.....vamos apanhar umas quantas para levar.
E assim foi,sábado levantámos- nos  de madrugada  e lá fomos fazer uns lançamentos a bordo do"branco",deu umas douradas pequenas e duas ou três rabetas,tudo com caranguejo e com camarinha nada,faltava cerca de 1hora para a praia mar fase em que ja é dificil sair um peixe e eu disse lhe que a pesca estava feita mais um lançamento e ia-mos embora nisto faço um lançamento numa cana com camarinha que ja a algum tempo,estava mos a iscar só com caranguejo,e assim que a montagem cai dentro de agua a cana começa a picar,aquele toque mesmo de cabeçudo,dou a mocada e nada,retiro a pesca isco outra vez,e assim que lá cai outra vez a mesma coisa mas desta vez ferro e fica,não foram muitos nem poucos,só a minha parte em meia hora a benfica foram 37 robalos cá fora e mais 14 do jorge estávamos doidos e ele só dizia.......
-Tás a ver,tás a ver.......
Como é óbvio o "branco"já não foi retirado ficou sempre na agua até agora,durante todo o inverno foram capturas atrás de capturas,e uma coisa eu vos garanto se eles lá andarem a camarinha é o alarme n1 para eles,foi já em dezembro que por sentirmos que lá estava peixe maior e com camarinha não saía que sentimos necessidade de recorrer a amostras pesca da qual eu não era minimamente fã,mas que realmente se veio a revelar muito eficaz para os maiores......(Neste aspecto,tenho tudo a agradecer aos meus amigos Pescas,Filipe Condinho,Ricardo Palma,Pedro Pereira,Nuno Fernandes,e em muito particular ao Luis Malabar,pois tem tido uma paciência enorme para aturar todas as minhas dúvidas e teorias,foram eles que me deram as luzes e me ajudaram nos primeiros passos do mundo do plástico,e evitaram tambem que gastasse fortunas em amostras dando me as dicas mais importantes,um grande obrigado a todos eles.)mas uma coisa é certa aqui,no rio até ao nipe de 2kg podem lá meter as amostras que quiserem a camarinha não dá qualquer hipótese e digo isto com provas dadas e certificadas de dias e dias a pescar com ambos,cheguei a tirar mais de 20 peixes seguidos com a camarinha alguns dos quais os peixes de a sairem seguidos de kilo e tal e com a amostra o jorge um ou dois peixes,por isso agora cada vez que saio não podem faltar duas coisa caranguejo e camarinha,escusado será dizer que pouco tempo após isto começar toda a gente aqui estava a pescar com camarinha,mas vamos ao que interessa as duas grandes dicas para iscar com camarinha que para mim fazem toda a diferença.
Primeiro quando espetarem a camarinha no anzol terá que ser o mais possivel acima para não matarem de imediato o bicho e não tanto acima que rasge no lançamento e na zona da cauda para interferirem o minimo possivel com o sistema interno do camarão,na foto abaixo podem ter mais ou menos uma ideia........



Segundo e para mim o mais importante devem ser iscadas em conjuntos de três uma para um lado outra para o outro,sempre nesta ordem,como se vê na foto em baixo....



.... porquê?....bem experimentem iscar todas para um lado(cabeças)e depois como eu digo e vejam a diferença do trabalhar,para mim é a dica mais importante espero ter contribuido com o meu conhecimento para ajudar alguem,e não se esqueçam lá porque era do antigamente não quer dizer que esteja ultrapassado um abraço a todos e continuem b.... pescas.
  

21 comentários:

  1. Boas,

    Deixei de pescar com isco orgânico já á algum tempo, regra geral só em embarcada (fundeado) pesco com esse isco, no entanto é como diz, peixes de kilo não duvido que vão muito mais facilmente a este isco do que a uma amostras, no entanto uma pessoa quer sempre aquele recorde... e para isso acho que já é melhor as amostras.

    Um abraço e que o Branco lhe traga muitas alegrias

    JP

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Boas amigo e tens toda a razão eu mesmo verifiquei essa situação acabando até este ano por bater o meu recorde pessoal de robalo um belissimo peixe com 5.550kg,tirado com um vinil, e tenho feito um investimento em amostras porque realmente já confirmei que os grandes querem é plástico, mas quando não são bichos muito grandes até ali aos 2kg é como digo as amostras aqui no rio e de barco não tem direito a nada versus a camarinha,só afirmo isto porque foram dezenas de experiências entre estes dois adversários em que o vencedor foi sempre o mesmo um grande abraço e felicidades para o blogue amigo.

      Eliminar
  2. Boas Ntyper,
    Grande artigo, uma dica muito boa para quem tem a possibilidade de arranjar camarita com fartura.
    aqui para as minhas bandas só camarão do mar apanhado nas poças mas existem em pequenas quantidades e não se aguentam vivos durante muito tempo, mas mesmo assim mortos quando lá andam os sargos e robalotes é fatal.
    Abraços e grandes pescas.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. É mesmo parceiro eu felizmente tenho sorte aqui no rio por acaso há mesmo bastante,e é mesmo uma grande isca até umas douradas sairam com a camarinha um grande abraço e grandes pescas também.

      Eliminar
  3. Boas amigo, sou seguidor do teu blog a algum tempo, este artigo foi optimo, pois eu sou de sines e esta isca é mesmo um espectaculo, aqui em sines o forte é o sargo e a malta costuma usar o ralo, percebe,mexelhão, lapa mas eu praticamente só pesco com o camarão da poça ( camarinha nossa aqui a unica diferença é que é bem maior e é mais escura estilo camarão tigre), e este ano que tem sido um dos piores anos de sargos aqui em sines eu tenho me desenrascado no meio do pessoal simplesmente porque eu sou o único que pesco com camarinha, para o robalo não dúvido nada pois a uns anos já fiz bastantes capturas com esta isca, um abraço e parabens pelo blog. já agora convido a visityar o meu blog que iniciei a pouco tempo litoralalentejanosurfepesca.blogspot.com

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Boas parceiro já lá passei no blogue e os meus parabéns,grandes pescas de sargos bom surf e também "gostei do burro" lol,um grande abraço.para ti amigo.

      Eliminar
  4. Boas Nuno!
    Uma boa explicação de como usar este isco. Eu durante toda a vida usei duas ou três vezes, acho que não se adapta muito à pesca que pratico, embora por vezes já me tenha lembrado que seria uma boa opção, enfim...
    Um abraço

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Boas grande amigo pedro eu também tive-a esquecida por algum tempo,se puderes experimenta pode ser que te dê alguma surpresa,e os cabeçudos por ai amigo espero que apanhes ai algum rapidamente,para ver mais um dos teus relatos que são sempre 5 estrelas um grande abraço para ti amigo.

      Eliminar
  5. Perdon por escribir en castellano quiero agradecerte el que te hallas echo seguidor de rincondemipesca.
    Felicidades por tu blog me parece muy interesante.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. De nada amigo muitas felicidades para o teu blogue também,abraço.

      Eliminar
  6. a mellor isca tamen para as lubinas, pero vivo, s2

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. É mesmo amigo vitu é mortal para os robalos um grande abraço.

      Eliminar
  7. O grande problema é encontrar camarinha viva em muitos locais e mantê-la viva.
    De resto é um bom isco para os peixes de pedra.
    cmps

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Boas realmente é mesmo mas já existem ai uns oxigenadores 5 estrelas grande abraço.

      Eliminar
  8. Boa tarde,
    Algum dos presentes me pode informar se existe camarinha na Cova do Vapor e se é de apanha fácil.
    Estou a pensar em usar um camaroeiro de malha pequeno.

    Cumprimentos
    Abilio

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Boas amigo ai na cova não conheço,mas na zona da banática a noite apanha se bom camarão nas poças,grande abraço.

      Eliminar
  9. No norte a camarinha costuma ser muito utilizada não acho que alguma vez tivesse ficada ultrapassada....como dizes para peixe até 2kg é fatal, para os cabeçudos não precisas do plastico para nada, mete-lhe um pilado á frente dos olhos e vês se ele não vem na mesma.
    Talvez houvesse mais cabeçudos se as pessoas deixassem de apanhar os pequenitos.

    ResponderEliminar
  10. Quando apanham a camarinha aonde a guardam até ao dia de pesca?
    Eu tenho um pequeno balde próprio com oxigenador, é correcto usar, ou existe melhor?
    cmps

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Boas amigo eu uso um balde de 30 litros com um oxigenador daqueles de aquário,mas as trocas de agua são muito importantes,dia sim dia não tem que trocar grande abraço.

      Eliminar
  11. O melhor isco é sempre o que há no local e que eles comem normalmente... Depois se se conseguir apresentar vivo..maravilha!
    O pessoal compra iscos... 10 minhocas 2 euros... e a troca é poupar um pouco de trabalho ma apanha do isco por apanhar menos e peixes menores!
    Mas por alguma coisa há pessoal que pesca e pessoal que não pesca! Muitos dos que pescam não dizem bem como!

    ResponderEliminar