BRANCOPESCA BLOGUE

Boas,desde já a todos,este será um blogue dedicado,a todos os amantes da pesca,do mar e de tudo o que ele têm,para nos oferecer em particular o bons momentos,que de uma forma ou outra todos nós, amantes deste hooby,ja passámos,passamos, e se Deus quiser passaremos,fazer uma partilha dos mesmos,de nós para todos voçês,e de voçês para nós,partilhar experiênçias,conheçimentos,truques gerais e tradiçionais,e açima de tudo,desfrutar de uns bons momentos,cumps e um abraço para todos.

quinta-feira, 3 de maio de 2012

Camarinha,como conserva-la viva?

Bem, como os dias continuam sem dar para ir fazer uns lançamentos vai se aproveitando para se dar e receber umas dicas,para futuras pescarias,hoje vou vos falar e explicar segundo minha experiência,em como conservar a camarinha viva por alguns dias.
Quantos de nós as vezes quando se vai apanhar este isco ,nos deparamos em dias em que há boas quantidades dela e ficamos a pensar que bom era termos aqueles camarões todos e bem vivinhos para dai a alguns dias?
Bem dentro do meu conhecimento tenho duas formas,á maneira  ANTIGA,e á maneira MODERNA,pois hoje em dia já inventam de tudo há sempre uma modernisse para tudo o que fazemos.



Á ANTIGA:

Depois de capturarmos a camarinha pode se conserva-la de 2 formas ou através de um pano ou toalha em que ambos tem que ter a mesma caracteristicas serem "turcos",só humedecidos,ou então para mim o melhor com serrapilheira,húmedecida também,dentro de uma pequena caixa de cartão,coloca se o tecido escolhido,humedecido a tapar o fundo ficando com uma dobra para depois cobrimos as camarinhas,muito importante a camarinha tem que ficar o mais espalhada possivel e nunca ficar amontuada uma em cima da outra na foto em baixo podem ver o exemplo de um pano turco e mais ou menos a forma como irão ficar os animais....



Com a serrapilheira os passos são exactamente os mesmos,mas esta para mim como tem menos densidade na sua construção deixando passar melhor o ar é a minha favorita......



Eu tenho a felicidade de ter um saco totalmente feito neste material,nem sei quantos anos isto tem mas já vem da altura em que o meu pai pescava com este isco portanto mais de 20 tem de certeza,aqui uma foto do mesmo......



Á MODERNA:

Recentemente adiquiri na decathlon um chamado "viveiro de isco vivo",é realmente muito prático,desmonta-se em várias partes,dando para quando estamos a pescar separar o cesto do recipiente para mudármos a agua,existem vários modelos destes no mercado,e veem equipados com um oxigenador a pilhas,o meu oxigenador durou muito pouco,comprei um a parte da rapala que funciona com 2 pilhas médias,com uma duração média de 50 horas,dá mesmo para imenso tempo,já cheguei a levar mistuadas 5 ou 6 tainhas daquelas pequenas misturadas com a camarinha e 5 estrelas sempre vivas ficam aqui as fotos do modelo em questão....







...em funcionamento com a movimentação da superficie da água....



...com este método consigo  mantêlas vivas uma semana,mas há uma regra que tem que ser cumprida,tem que se trocar a água dia sim dia não,quando chego da pesca desligo a bomba a pilhas e ligo o viveiro a  uma bomba de  220v daqueles oxigenadores normais de aquário,como a aquriofilia é outra das minhas paixões tinha aqui  mais do que uma em casa um dia destes posto aqui umas fotos do meu "oceanário" ,fica aqui uma foto descritiva.......




....os oxigenadores na realidade não colocam qualquer oxigénio na água,a movimentação que estes causam a superficie com o rebentar das bolhas é que causam trocas gasosas permitindo assim na realidade uma oxigenação dentro do viveiro,espero ter dado uma dica ou uma ajuda para quem gosta de pescar com este maravilhoso isco um abraço a todos.

11 comentários:

  1. Boas Nuno!
    Esse saco é um clássico já :) há que conserva-lo por muitos mais anos...

    Tenho um viveiro igual a esse, e já conservei cavalas vivas de um dia para o outro ;)

    Um abraço e parabéns pelo post.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Boas grande pedro,é verdade é mesmo um clássico amigo,eu no viveiro ja tive tainhas durante 4 dias amigo e ao fim desse tempo ainda as libertei um grande abraço.

      Eliminar
  2. Boas amigo, essas dicas para mim são muito boas, como sabes este é o meu isco de eleição,eu ando com a ajuda do um amigo meu a ver se arranjo maneira de manter o camarão vivo o mais tempo possivel, quando tiver resultados práticos se resultar claro, lllooooll mando a dica!!! ,mas de momento faço o seguinte, em marés grandes como aquelas que vem ai, apanho o maximo de camarão e com eles húmidos e vivos congelo-os em doses em sacos, chego a te-los 1 a 2 semanas no congelador, e quando vou pescar tiro uma dose e eles vou descongelando ao longo da pescaria e parecem que foram apanhados na hora, claro que estão mortos mas a cor e frescura é optima parecem que foram apanhados na hora, o sargo aqui é bem desconfiado e dificil de enganar mas assim tenho apanhado uns peixes, fica aqui mais uma ideia bem pratica e com resultados garantidos, abraço.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Tamos aqui para partilhar amigo,muito obrigado pela dica também um grande abraço.

      Eliminar
  3. Bom Post Nuno.
    Aqui usa-se baldes brancos para guardar o camarão, o camarão fica da cor do balde em que está. Se estiver num balde escuro fica escuro, se for num balde claro fica claro. Camarões branquinhos são mortais!

    Abraço

    ResponderEliminar
  4. Essa do balde branco e mesmo verdade????? ate parece anedota!!!

    ResponderEliminar
  5. boas, pesca!é o meu passatempo preferido depois do sexo. ou dar uma queca na praia e pescar ao mesmo tempo.

    ResponderEliminar
  6. adoro pesca mas pescar só se for bacalhau.

    ResponderEliminar