BRANCOPESCA BLOGUE

Boas,desde já a todos,este será um blogue dedicado,a todos os amantes da pesca,do mar e de tudo o que ele têm,para nos oferecer em particular o bons momentos,que de uma forma ou outra todos nós, amantes deste hooby,ja passámos,passamos, e se Deus quiser passaremos,fazer uma partilha dos mesmos,de nós para todos voçês,e de voçês para nós,partilhar experiênçias,conheçimentos,truques gerais e tradiçionais,e açima de tudo,desfrutar de uns bons momentos,cumps e um abraço para todos.

sexta-feira, 6 de julho de 2012

Amostras presas!?Como salva-las!!!

Boas a todos queria aqui partilhar convosco um pequeno truque que me foi ensinado por um velho amigo da pesca do choco numa fase aqui a cerca de 7 ou 8 anos quando perdia horas a fio a pescar em cacilhas uma zona de muita pedra e onde era frequente o pessoal perder muitos palhaços,nessa altura não havia ainda palhaços de 1 euro,era tudo caro e eu mesmo nos dias que correm mantenho me ainda fiel a marca de palhaços que usava nessa altura yo-zuri,cada vez que lá ficava um custava mesmo,até que num certo dia vejo este senhor com um aramanho destes e cada vez que prendia tirava os todos!!!!
Recentemente adaptei isto para as amostras e tem valido a pena é algo que ocupa muito pouco espaço,e que para mim vale o peso em ouro,pelas amostras que já me safou presas nas mais diversas coisas desde pedras restos de redes,no fundo de rocha com mexilhão e muito mais.
Quantas vezes já aconteceu a muitos de nós ficarmos com aquela amostra que tanto gostamos presa na pedra as vezes mesmo ali ao pé e ela sem sair quase que dá vontade de entrar dentro de agua e ir busca la?depois tanto apertamos e damos umas chicotadas na cana que acaba por partir e lá ficam não sei quantos euros.
E ao preço que muitas delas custam,pode não ser eficaz a cem por cento pois as vezes podem ficar presas de forma a que não se consiga mesmo tirar mas na maior parte das vezes garanto vos que as trás de volta a "vida",quer seja no spinning,com palhaços ao choco,ao trolling não interessa a modalidade desde que não seja em distâncias muito grandes as possibilidades são mesmo elevadas.

Então o que vamos precisar são três coisas completamente banais e simples de arranjar em qualquer lugar:

1º-uma argola tipo porta chaves o diâmetro varia mas tem que ter sempre espaço suficiente para a amostra passar por dentro dela no caso das amostras de trolling derivado a dimensão da palheta tem que ser um pouco maiores,fica aqui o exemplo:


2º-uma guita resistente pode  ser de linha ou de nailon tipo daquelas dos pedreiros com cerca de 20 ou 30 metros não pode ter um diâmetro muito elevado para não fazer muito atrito e permitir esticar com facilidade para sentirmos com facilidade o que se passa,esta aqui é igual a que uso mas só meia dúzia de metros para fazer o aramanho:


3º-uma chumbada entre as 100 e as 150 gramas também depende um pouco da cana que estamos a usar para depois esta puder aguentar a pressão da chumbada na descida:


......vão então ser esta três banais peças que vão fazer o nosso aramanho...


......depois de termos estes três elementos reunidos vamos então em 1º lugar unir a guita a argola o nó não é especifico,tem que ser resitente para depois não se desfazer com a pressão..


de seguida passamos a ponta de sobra da guita pela argola da chumbada e unimos também a mesma...


 .....e tá pronto o aramanho,só isto e se realmente optarem por fazer um,tal como eu mais tarde vão ver que vale a pena eu pelo menos estou muito agradecido ao senhor que me deu esta dica pois tem me safado bastantes amostras,ainda agora a ultima vez que estive a trollar uma amostra da yo-zuri,que ficou presa ,foi desta forma,que a retirei do fundo a mesma que mais a frente vou usar num video para terem mais ou menos uma ideia do que acontece lá em baixo quando pomos o aramanho a funcionar.
Agora a parte prática,estamos nós a pescar e a nossa amostra prende(eu normalmente depois dela prender não forço muito se não sai fácil também já não estico mais para ela não prender mais ainda),passo seguinte desenrolamos alguns metros de guita pegamos na argola e passamo la pelo fio do carreto:



 faz de conta que estamos a meter uma chave nova no porta chaves,o passo seguinte é levantar a cana para criar mos um angulo de descida para o peso mantendo a cana numa mão sempre em tensão e na outra vamos libertando a guita até a sentirmos parar depois é um jogo de paciência baloiçamos um pouco a cana damos uns puxos na guita que ela acabará por prender,nessa altura alivia se a cana e é puxar pela guita,que quase de certeza ela sai já tive algumas vezes de abrir a fateixa ou partila,também numa ocasião parti a amostra só veio metade mas regra geral funciona,deixo vos aqui três videos com três tipos de amostras distintas é só para terem uma ideia do que acontece lá por baixo e como vão ver em muito pouco tempo aquilo arranja forma de se enrrolar a amosta numa posição em que já não sai.........

                                          amosra de trolling...

                                          amostra de spinning...

                                          palhaço.......

 ......como podem ver em pouco tempo ele emaranha se,dando umas puxadas ou na cana ou na guita acaba por se enrolar e isto num ângulo reduzido quanto maior o ângulo mais possibilidades e mais rapidamente conseguimos "agarrar" a nossa amostra,espero que venha a ser tão util para vocês como tem sido para mim e nos dias que correm com a vida cada vez mais complicada e dificil,toda amostra que consigamos recuperar é dinheiro em caixa pois isto tá mesmo complicado o que vale é que nas nossas pescarias e nestes espaços de partilha dá para o pessoal distrair com as pescarias de uns com as ideias de outros por tudo isto e muito mais também quero deixar um grande obrigado as todos os intervinientes destes espaços quer os visitantes ou amigos que são eles que nos dão força e motivam para aqui estarmos como a todos os blogues e bloguers(acho que é assim que se escreve)que tem ainda tempo para elaborar e construir estes espaços para todos aprenderem com todos,um grande abraço  e grandes pescarias.

18 comentários:

  1. Obrigado pela dica amigo ntyper,vou exprimentar,parece ser funcional,cumps.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Podes exprimentar amigo é mesmo funcinal grande abraço.

      Eliminar
  2. Boas Nypter,

    Muito interessante, não conhecia, o sistema que uso é diferente, usa correntes em vez da argola!

    Experimenta colocar umas correntes finas na argola, ajudam a agarrar as fateixas, é capaz de ficar ainda melhor!!!

    Um abraço,

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Boas amigo armando,é capaz de fazer sentido vou experimentar,obnrigado pela dica também grande abraço.

      Eliminar
  3. Grande Nuno, quando se pudia pescar a lula aqui em Sines nos cais eu pescava todos os dias com o meu pai, eramos viciados nas lulas, quantos não ficaram nas amarrações e cabos perdidos na água, nós eramos mais básicos pois tinhamos varias pedras com um nó em cruz, onde punhamos directo na seda da cana e lançavamos a correr no fio em tensão, as vezes resultava, mas essa técnica tua na época ia fazer sucesso, agora só se pode pescar nas pedras mas o problema é a falta de luz nesses locais e como sabes a lula é atraida pela luz, ainda me lembro na altura era tudo a 5 euros o que era bastante caro, yo-zuri top dos palhaços sem dúvida, agora a partir de setembro começa a época aqui, mas é mais com zebro de um amigo, batéria e duas armaduras penduradas na borda do barco, um grande abraço e parabéns pelo post, vais buscar coisas que eu já nem lembrava, espectaculo... :)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. As vezes tem que ser h´certas coisas que convem lembrar ou então ensinar a quem não sabe um grande abraço.

      Eliminar
  4. Boas amigo Nuno!
    É sem duvida uma boa ideia para tentar recuperar amostras, já conhecia um parecido com correntes, mas este parece ser mais simples...
    Dás cabo das carpetes todas aí em casa com o aramanho, a tua "Maria" logo te canta :)
    Abraço

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Ela não viu se não era o diabo,grande abraço amigo pedro.

      Eliminar
  5. Boas Nuno! Boa ideia para um fim muito útil! Sou seguidor do teu bolg já há algum tempo e fico muito satisfeito da evolução que tens demonstrado e com o teu espírito de partilha que tens revelado! Parabéns!

    Abraço do vizinho de Paio Pires

    Luis Ramalho

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Boas amigo luis,muito obrigado por deixares a tua opinião,grande abraço.

      Eliminar
  6. De outro vizinho de Paio Pires que tem seguido o fórum e aprendido muito.
    Muito Obrigado e Parabéns pelas pescarias e sabedoria.

    Cumprimentos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Boas amigo,muito obrigado,mas eu também estou aqui para aprender,sehouver truques e dicas que queiram partilhar.....,grande abraço.

      Eliminar
  7. buen sistema si señor un saludo compañero

    ResponderEliminar
  8. E é mesmo funcional quando puderes experimenta grande abraço xavi.

    ResponderEliminar
  9. Belo esquema, para safar as amostras, que tanto nos pesam na carteira.

    Vai começar a ir comigo. Mas espero não ter que usar. :)

    Obrigado pela partilha.

    ResponderEliminar
  10. Deus queira que não mas se for preciso vais ver que com um pouco de paciência e pericia saem quase todas grande abraço.

    ResponderEliminar
  11. Longa vida a quem não tem problema em ensinar o que aprendeu!
    Estas pessoas nunca deviam morrer!
    É pena haver muita gente invejosa neste mundo!

    Abraço e obrigado
    Abilio

    ResponderEliminar
  12. Boas amigo,também eu sou um seguidor, não tão assíduo mas já quase li todo o teu blogue, e acabei por esta semana por fazer um grande achado numa loja perto de casa, onde normalmente só vende material de água interior, visto o mar estar a cerca de 60 km, esse achado foi 3 amostras da IOZUR cristal-minnow, que já este fim de semana próximo vou experimentar pelo Tejo a ver se me sai algum robalote parecido com os teus, obrigado pela partilha dos teus conhecimentos, és uma mais valia para este desporto espetacular, um grande abraço

    ResponderEliminar