BRANCOPESCA BLOGUE

Boas,desde já a todos,este será um blogue dedicado,a todos os amantes da pesca,do mar e de tudo o que ele têm,para nos oferecer em particular o bons momentos,que de uma forma ou outra todos nós, amantes deste hooby,ja passámos,passamos, e se Deus quiser passaremos,fazer uma partilha dos mesmos,de nós para todos voçês,e de voçês para nós,partilhar experiênçias,conheçimentos,truques gerais e tradiçionais,e açima de tudo,desfrutar de uns bons momentos,cumps e um abraço para todos.

sexta-feira, 3 de agosto de 2012

Douradas,entraram em força!!!!

Boas pessoal como prometido,fica então aqui o relato da pescaria de douradas que entraram e bem nestas ultimas aguas,resolvi partir este topico em duas partes uma primeira para usufruirem do video,e uma segunda   onde faria o relato da pescaria mas mais importante,falar sobre as fragilidades do pescador enquanto ser humano, mas mais a frente perceberão o porquê!!
Sábado passado  sai então eu e o jorge para mais uma investida aqui no rio o dia apresentava se perfeito,durante os ultimos 3 ou 4 dias,da semana todos os dias assim que saia do trabalho,agarrava no barco e lá ia eu fazer o fim do dia,as douradas em todos os dias deram sinais de estarem mesmo mesmo a querer entrar,e eu só estava a espera que elas "rebentassem"!!!1
Saimos logo pelas 5h30 da manhã para apanharmos o amanhecer,para grande espanto do jorge,da minha parte não,assim que começamos a avistar a nossa zona de pesca,7 eram já 7 os barcos que estavam fundiados,ali....
O jorge estava um pouco confuso, mas eu disse lhe para não se preocupar,iriamos começar por trollar um pouco e então mais tarde experimentarmos,as nossas amigas com o caranguejo,e bem dita a hora que o fizémos,assim que metemos as amostras dentro de agua.......bumba 1º passagem um robalo bom para mim e uma corvinota para o jorge,segunda passagem....bumba outra dupla mas desta feita,a corvinota para mim e o robalo para o jorge,pensámos logo se isto continua assim vai ser bonito,mais uma passagem mais uma corvinota para o jorge,mais uma e o carreto do jorge a cantar mas a bicha não quis e acabou por desferrar,entretanto o sol subiu e deixámos de sentir peixe ainda fomos dar umas voltas mais fora mas a unica coisa que voltámos a sentir foi um robalo,também de bom porte a agua também já levava alguma força,e decidimos parar com aquela pesca.
-E agora que para onde vamos?perguntou me o jorge.
-Agora vamos até ali ao bar do alfeite beber um café miudo,e depois já pescamos.
-Pescamos?aonde?só se formos para fora!!!disse me ele
Ora eu já a muito muito tempo que aqui pesco,e já passei por isto,e diz me a historia,que é só esperar pois derivado a 2 ou 3 circunstâncias a malta levanta ferro e assim foi,faltavam 2horas e tal para a cheia,e só já restava um barco,foi então a nossa vez de ir tenta e elas estavam lá tivemos toque e toque delas mas estavam tão mas que a cada 4 ou 5 toque e de cana na mão lá saia uma,acabámos então por fazer uma belissima pescaria,entre douradas que para minha grande alegria já entraram e bem robalos e corvinas foi mais um daqueles bons dias para recordar,fica então aqui a foto dos bichos....


Agora para mim e o mais importante,a principal razão de ter partido esta pescaria em duas....
As fragilidades do pescador enquanto ser humano!!
Bem sendo isto um assunto um pouco delicado vou me tentar fazer entender o melhor possivel,voltemos então ao inicio do tópico"chegámos ao pesqueiro e já lá estavam 7 barcos fundeados",ora para quem é daqui da zona sabe bem,que nunca ali estão tantos barcos e alguns deles cabinados,isto aconteceu porquê?
Porque eu toda a semana ali estive a carregar de peixe o pessoal  de terra vê,e como todos voçês que conhecem o meu espaço,sabem bem que publico as fotos dos sitios onde pesco e nos relatos até chego a dizer onde,quem é daqui sabe logo onde são os spots,agora a pergunta que vale ouro!!!
Alguém acredita que na imensidão que é este tejo só haja peixe aqui?
Meus amigos há peixe em todo o lado,eu sou um apologista de que todos os pesqueiros são bons,mas para isso não é lá ir nem uma vez nem duas,tem que se lá ir montes e montes de vezes a todos eles,sejam aonde forem,perceber o pesqueiro,as fases das marés se é ao anoitecer,ao amanhecer,com aguas grandes ou pequenas a vazar a encher,em que fazes da enchente ou vazante e mais importante,o porquê da presença ou não do peixe que comida há ali nesta altura,camarão,caranguejo marisco,tá areado,é ostral, é lodo é caleira há uma grande concentração ou não de peixe miudo,sei lá são tantos os factores que por mais pequenos que sejam condicionam ou não as nossas pescarias,quantos de nós não conhecemos alguém que é daquele tipo
-Épa cada vez que lá vais há sempre peixe!!!!!
Alguém acredita que é sorte?Obviamente que não,todo este "tipo"de pescadores,garanto vos antes desta dita "sorte",ou então "é do sitio",já lá perderam centenas ou talvez milhares de horas,para entender o "funcionamento"do pesqueiro,e só lá se sujeitam a ir se tiverem as condicionantes necessárias,que eles, derivado ao tempo que já lá passaram sabem que tem que estar reunidas para que possam ter sucesso,e mesmo assim as vezes falha,felizmente vivemos num pais banhado por uma imensidão de mar,claro que quando publico as fotos nos sitios aonde pesco sei que vai mais tarde ou mais cedo vai acontecer lá chegar e estar cheio de malta como foi o caso nuca foi minha intensão esconder nada e tenho tido toda a abertura possivel ,não tenho qualquer problema com isso pois para mim é um prazer estar com pessoal a pesca,seja como for,agora para quem tem seguido o meu espaço,e tem visto algumas dicas que tenho aqui deixado,a minha direcção é só uma além  de apanharem e desejo que sim muito e muito peixe tentem sempre e é mesmo sempre perceber porquê,eu cada vez que vou a pesca quando o peixe lá não está fico sempre a tentar perceber o porquê,mas quando há muito ainda me faz doer mais a cabeça,porquê,poque é que estava lá tanto o que é que mudou alterou apareceu ou desapareceu para desencadear,a entrada do peixe,porque se conseguirmos saber o porquê da próxima vez,que acontecer vamos lá estar e ai a pescaria terá muitas mais possibilidades de ser um sucesso,espero que me tenha feito entender,e que percebam que a pesca como tudo na vida é preciso uma ponta de sorte,mas é mesmo só uma ponta pois tudo o resto é perceber e entender os factores que a completam,um grande abraço a todos e grandes pescarias.

8 comentários:

  1. vaya psquerita guapa no paras macho un saludo

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Tem que ser xavi elas andam ai é de aproveitar,e também já vi que elas entraram por ai grande abraço.

      Eliminar
  2. Boas Nuno! Mais um bom relato aos quais já nos habituastes! Quanto aos desabafos sobre a malta dar em cima dos pesqueiros... bem sabes que isso é sazonal... malta que vê, malta que ouviu de um amigo e tal... malta que frequenta aqui o teu blog, etc etc... eles acabam por fartar pois a sua avidez em querer apanhar baralha-lhe a interpretação do pesqueiro, da qual tu bem falas. Eu pessoalmente já levei (e levo) com esses filmes aqui dentro do tejo, no Sado e acredita... em mar alto! Tudo para tentarem "espiar" a minha cena... felizmente que eles não estão a bordo da minha canoa... mas aquela malta que vem por bem são sempre bem recebidos... também há aqueles que não sabem fazer bem as cenas e mandam ferro para cima do nosso cabo, mandam pescas para cima das nossas... sei lá... de tudo um pouco. Cabemos todos dentro de água, isso é certo, basta saber escolher os pesqueiros, ter paciência e saber interpretar os mesmos e assim já não precisamos de estar todos concentrados no mesmo sítio. Até te digo, assim será melhor porque há mais área a ser batida e explorada, de certeza com resultados, que aqui dentro dos estuários o peixe bate muitos fundos e às vezes onde menos acreditamos é onde está o troféu que tanto ambicionamos.

    De louvar a tua atitude, sem receios e de mente aberta de quereres sempre partilhar aqui no blog as tuas saídas. Força amigo!

    Aquele abraço, Luis Ramalho

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. É amigo eu já a alguns anos que estou habituado a isso as vezes torna se um pouco incómodo mas sem stress,eu só queria que a malta acima de apanhar peixe, que entendesse todo o conjunto de factores que a compõem,o que definitivamente para mim é que mais relevo tem na pesca acho que toda a beleza desta nossa paixão,além das capturas que como é óbvio todos gostamos de fazer,são todos os factores que a completam para a mesma ter sucesso,se conseguir que o pessoal perceba isso e assimile o que eu sempre tento incutir,para mim seria um objetivo atingido,para mim o verdadeiro pescador é aquele que não se limita a capturar,mas sim aquele que a cada jornada tenta perceber o que o levou a ter sucesso,um grande abraço e grandes pescarias,parceiro.

      Eliminar
    2. Boas Nuno,
      faço das tuas as minhas palavras, isto de ter sorte na pesca é praticamente o ultimo factor para obtermos bons resultados.
      Mais uma vez vou dar-te os parabéns pela abertura que dás nos teus relatos onde pões tudo em branco sem esconder nada, são poucos os blogueiros que o fazem, tentam desta maneira preservar os seus pesqueiros vazios e assim apanharem o peixe sossegados, tabém sou contra os ditos «mamosos» que só vão à pesca quando sabem que está a dar peixe, nós vamos por paixão haja ou não peixe nos pesqueiros.
      Continua ai com grandes fainas e não mudes de mentalidade pois este é o caminho certo.
      Abraços

      Eliminar
  3. Boas grande pedro,muito obrigado,eu sou assim,os mamosos,bem temos que lidar com eles amigo,tal como em tudo na vida,até no nosso trabalho os há,tenho levado ao longo da vida umas marteladas valentes por ser assim mas tá na minha natureza,as pessoas mais próximas como a minha esposa ou a minha mãe tão me sempre a avisar,de vez em quando parto a cara,mas pronto,espero que já estejas recuperado para ires matar tu também ai uns peixes e "limpar"uns concursos grande abraço.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Estou praticamente a 100% e este fim de semana vou fazer uma jornada redobrada de pesca para compensar o tempo perdido, quanto aos concursos é tempo de descanço só mais para o final do ano.
      Abraços e boas fainas.

      Eliminar
    2. Isso é que interessa parceiro,quanto aos concursos calha bem tens então tempo de ficar 100% operacional,grande abraço.

      Eliminar