BRANCOPESCA BLOGUE

Boas,desde já a todos,este será um blogue dedicado,a todos os amantes da pesca,do mar e de tudo o que ele têm,para nos oferecer em particular o bons momentos,que de uma forma ou outra todos nós, amantes deste hooby,ja passámos,passamos, e se Deus quiser passaremos,fazer uma partilha dos mesmos,de nós para todos voçês,e de voçês para nós,partilhar experiênçias,conheçimentos,truques gerais e tradiçionais,e açima de tudo,desfrutar de uns bons momentos,cumps e um abraço para todos.

quinta-feira, 18 de outubro de 2012

Canivetes,captura(video) e conservação!!!!

Boas pessoal com a época de praia a avizinhar se,e com os primeiros peixes a darem os primeiros sinais,há que começar a preparar as coisas,para umas noites de guerra,nas praias aqui em redor uma das iscas que mais sucesso tem é o conhecido "canivete",sendo um isco funcional para a captura de praticamente todas as espécies da nossa costa principalmente as mais apetecivéis,sargos robalos douradas,com os dias dificéis que vivemos e ao que parece mais dificeis ainda se avizinham,é sempre bom se conseguirmos apanhar o nosso isco,e em noites que principalmente os sargos atacam,2 ou três molhos deles vão num instante,e a rondarem um preço entre os 8 a 10 euros por molho....bem não é fácil,eu prefiro principalmente o canivete,mais pequeno,um por iscada,há por ai uns maiores que a malta chama de navalhas,mas se procurarmos rigidez na iscada serão melhores pois são mais rigos e se atados com elástico,aguentam bastante,mas eu por esperência os mais pequenos e ternrinhos tem mais sucesso,quer na pesca quer para eu comer adoro uns bons canivetes na chapa a maria faz um molho que é de chorar por mais,para se efectuar a sua captura que é possivel em imensas zonas aqui no rio exigindo estes um tipo de zona idêntica á do casulo,uma mista de areia com lodo,precisamos só de um balde e sal fino,depois é identificar os pequenos orificios que são em formato de um pequeno rasgo na areia entre mais ou menos os 3mm e os 6mm,e colocar uma pitada de sal no dito,o sal para quem não sabe produz um unico efeito,depois de estarem enterrados e em "seco" já a algum tempo a salinidade da agua existente no interior baixa,quando juntamos o sal a agua existente no interior,a salinidade aumenta o que para eles é um sinal(falso)que a agua está a subir de novo,interpretam isso pois quando a agua sobe e cobre os os seus buracos,a salinidade da agua aumenta derivado a entrada da agua nova,li algures que eles tem esta reacção porque detestam o sal,se quiserem esprimentem o processo num casulo e vejam por quanto tempo ele ali fica até as vezes a dar autênticos banhos no sal fino que colocamos,depois de conseguirmos apanhar os nossos canivetes a forma mais rápida e eficaz de o conservar é fazer pequenos molhos e prendê los com elásticos bem apertados,colocá los no frio na zona de de baixo do frigorifico.............



..........conseguimos assim mante los vivos alguns dias eu pessoalmente não pesco com isco congelado,em dias que me sobra e não faço intençâo de voltar a ir no dia a seguir ou então dá los a um amigo que vá devolvo os ao mar mais que não seja para servirem de alimento a outro ser vivo pois na natureza nada se desperdiça tudo se aproveita,deixo vos aqui um video para terem mais ou menos noção da captura e do formato do pequenos furos,desculpem a qualidade mas foi de noite..............



...............o que também torna a captura mais dificil e a visâo dos buracos também,o ideal é mesmo de dia com aguas que despraiarem para baixo de 1,0m,mas como estas aguas a baixa mar batia no horário de trabalho lá fomos eu e o jorge feitos malucos,pilhas na cabeça apanhar uns canivetes,ele foi a primeira vez,nunca tinha apanhado achou uma piada enorme um grande abraço a todos e grandes pescarias!!!!!


11 comentários:

  1. Grande Nuno, muito fixe o video, é uma das cenas que nunca apanhei e que adoro comer, aqui na comporta e troia é o sitio mais perto, onde se pode apanhar, mas eu sal grosso também dá, não dá? abraço.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Boas grande joão eu também foram dos primeiros que apanhei o sal grosso não sei amigo a malta por aqui é tudo com sal fino,mas não há nada como esprimentar grande abraço.

      Eliminar
  2. boas amigo ntyper,
    achei interessante este post por si colocado, nunca é demais explicar a quem não saiba a maneira de apanhar algum isco para a pesca, ja que estes são caros e quando acabam por ir a pesca muitas vezes sem fazer capturas terão que ser deitados ao mar, como voce diz e bem, para outros seres vivos se alimentarem, e ai ainda se tornam mais despendiosos.
    mas o motivo do meu comentario, e atenção que eu falo na expriencia que tenho na costa onde pesco, a navalha, que é apanhada no mar por arrasto enquanto o canivete é apanhado no rio, esta que para além de ser mais branca, dá muito mais resultado, pudendo-se de uma fazer duas iscadas "rubustas" e que no meu ver é muito mais resistente. a mau ver esta iscada so tem um contra, o preço (1kg=8.50€) e o facto de não se puder apanhar como o canivete.
    já quanto a conservação eu chego a ter canivete e navalha no frigorifico três semanas, atadas como tu dizes, por que o que os mata é de se abrirem, e tambem porque tenho sempre estes iscos em agua do mar e mudo a agua todos os dias.
    abraços
    ricardo trindade
    hapeixenocanalcaveira.blogspot.com

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Boas amigo agradeço a tua opinião e é assim que aprendemos com a esperiência uns dos outros,já agora obrigado pela dica da conservação de se abrirem morrem também não tinha muitas certezas em relação a isso,e não sabia que aguentavam assim tanto tempo,um grande abraço.

      Eliminar
  3. Bela explicação e bom vídeo! Agora vamos ver o vídeo dos sargos a carregar... :)

    Abraço

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Boas amigo manuel,também espero por esse ansiosamente um grande abraço.

      Eliminar
  4. um abraço ntyper
    queremos ver esses bichos a sair cá para fora

    ResponderEliminar
  5. Buen video si señor. Felicidades.

    Un abrazo.

    http://pepesurfcast.blogspot.com.es/

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Boas amigo obrigado já alterei o url do teu site só ainda não coloquei um tradutor tenho que tratar disso grande abraço.

      Eliminar
  6. sal grosso ou fino dá tudo igual...

    ResponderEliminar